Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL II DE 5ª à 7ª SÉRIE

O Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano é um período de suma importância no processo educacional por objetivar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) As turmas do 9º Ano seguem o mesmo ritmo e carga horária do Ensino Médio, com o objetivo de facilitar a adaptação à próxima etapa de estudos.

A Leitura no Regina Mundi também é um ato de solidariedade e respeito.

A escola possui papel importante na formação de leitores, não podemos esquecer que é só um dos espaços no quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar as possibilidades do ato leitor. Por isso, no Regina Mundi a leitura é levada a sério.

Clube de leitura

Para potencializar a construção da competência da leitura, o Ensino Fundamental II criou o Clube da leitura.  O projeto está afinado com os ideais de democratização de conhecimento, uma vez que os debates coletivos nos encontros permitem que os leitores troquem ideias, interpretações e informações entre si. Este espaço de socialização dos sentidos da leitura e da interação com as interpretações do outro tem trazido os alunos para a fruição de uma experiência estética transformadora. Tanto a leitura como o encontro com outros leitores estimula à ressignificação de ações cotidianas e possibilitam a conquista progressiva de protagonismo e autonomia dos participantes, estruturas fundamentais para a formação cidadã.
Portanto, o clube de leitura passa a ter a função de se firmar como um espaço de encontro, reflexão, pertencimento e consolidação dos grupos na sustentação e incentivo para que cada leitor possa traçar e construir o seu próprio percurso nos diversos mundos da leitura seja ela literária ou técnica, obrigatória ou voluntária. 

Solidariedade e Respeito aos Portadores de Necessidades Especiais

Essas duas lições são ensinadas na prática aos alunos do 8º Ano do Colégio Regina Mundi que todos os anos têm a oportunidade de visitar a APAE de Maringá, a fim de possibilitar o conhecimento da deficiência como ponto de partida para o reconhecimento da diversidade de dons e capacidades. Este projeto está alicerçado na leitura do livro paradidático “Estrelas tortas”, de Walcyr Carrasco, que discute o modo como às pessoas portadoras de necessidades especiais são vítimas de preconceitos e de discriminação.

A visita àquela instituição de Ensino oportuniza aos alunos desenvolver atividades, organizar mensagens e músicas, realizar uma ação solidária por meio da doação de uma obra literária, além de perceber a necessidade de ajudar a instituição e se responsabilizar em auxiliá-la durante todo o ano, cadastrando-se como voluntários.

 

 

Clube de Ciências: uma ideia puxa outra

Animais, rochas, flores, raízes, sementes, substâncias, esqueleto e vários equipamentos utilizados no laboratório são as atrações e motivações que impulsionam os alunos de 6º e 7º Ano a participarem do Clube de Ciência.  Este projeto tem a proposta de trazer para a realidade das crianças e jovens a observação de fenômenos que ocorrem na natureza, fazendo com que se sintam parte dela, com capacidade de análise crítica e ação sobre aqueles. Espera-se, com isso, desenvolver o interesse pela pesquisa, colocando nossos alunos em contato direto com a realidade, com reflexões e aprofundamentos, dividindo e partilhando responsabilidades e mudanças.

Regina Mundi e Carroção: uma viagem no tempo e no espaço

"O viajante ainda é aquele que mais importa numa viagem." (André Suarès)

As viagens culturais são parte integrante da nossa proposta pedagógica. Buscamos lugares que estimulam e aguçam a curiosidade dos alunos e a vontade de ensinar dos professores, atrelada à convivência mais intensa  do grupo, dividindo quartos, mesas, ônibus e, sobretudo, exercitando a independência dos educandos que é fundamental no processo de educação.  Para consolidar esta proposta, um ônibus lotados de alunos puderam respirar o bom ar do interior e se hospedar em um sossegado sítio com características coloniais. Parecia até férias, mas não era. Para as turmas dos 7º Anos do Ensino Fundamental II do Colégio Regina Mundi, o Sítio do Carroção é um lugar repleto de descobertas e muita diversão!

  

A ARTE DE ESCREVER EM VERSOS.

Levando em consideração o fato de o texto poético fazer parte do conteúdo das disciplinas de Redação e Português, no 7º Ano, propomo-nos a trabalhá-lo a partir de um projeto o qual promova o estudo da poesia e que resultará em um livreto para promover práticas de letramento de forma integrada e diferenciada.

            FÁBRICA DOS SONHOS

Levando em consideração o fato de o gênero Histórias em Quadrinhos (doravante HQs) fazer parte do conteúdo das disciplinas de Redação e Português, no 6º Ano, propomo-nos a trabalhá-lo a partir de um projeto o qual promova o estudo das HQs e que resultará em um livreto para promover práticas de letramento de forma integrada e diferenciada.

Retalhos Poéticos: Versos, sons e rima.

Quem nunca leu uma poesia? Quem nunca ouviu uma poesia?  E quem já não escreveu ou quis escrever poesias? A poesia está presente em nossa vida, em nosso dia-a-dia, despertando a magia, sejamos apenas leitores ou poetas.  Embalados por esta filosofia, é que os alunos dos 7º Ano organizarão um livro áudio para expor todo o seu talento poético.

 

SOLETRANDO

A partir de um diagnóstico realizado, nas disciplinas de Português e Redação, com as turmas de 6º e 7º anos, observamos que alguns alunos possuem dificuldades quando à grafia e acentuação das palavras. Por isso, além das atividades específicas realizadas em sala de aula e na recuperação (contraturno), como jogos, ditados, pesquisas no dicionário etc., propusemos a realização do trabalho de soletração para, a partir do lúdico, estimular o aluno a estudar e a refletir sobre suas dificuldades de escrita das palavras da Língua Portuguesa.

 

 


scroll up