Educação Infantil

A Educação Infantil é o primeiro grande passo das crianças na experiência social e educacional. Essa etapa, que abrange até os 6 anos de idade, é repleta de múltiplas experiências, descobertas e desafios. Durante esse período, trabalhamos com as crianças para desenvolver autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diversas culturas, identidades e singularidades. Em outras palavras, introduzimos os conceitos de cidadania plena.

Na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças são estruturados em torno de INTERAÇÕES e BRINCADEIRAS, garantindo-lhes os direitos de CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR-SE e CONHECER-SE. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza a Educação Infantil em cinco campos de experiências. No primeiro campo, focamos nas percepções do eu, do outro e do nós, ajudando as crianças a compreenderem a si mesmas e a diversidade de modos de vida e pontos de vista existentes. Autonomia e autocuidado são aspectos centrais desse campo.

Outro campo do conhecimento é a exploração do corpo, gestos e movimentos. É fundamental proporcionar oportunidades ricas para que as crianças, sempre animadas pelo espírito lúdico e pela interação com seus pares, possam explorar e vivenciar uma ampla gama de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas. Descobrir diferentes maneiras de usar o corpo no espaço, como caminhar, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas e alongar-se, é essencial. Traços, sons, cores e formas constituem o terceiro campo, que envolve a convivência com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, tanto locais quanto universais. Isso multiplica as formas de expressão e linguagens. A escuta, a fala, o pensamento e a imaginação são estimulados para promover experiências nas quais as crianças possam se expressar e ouvir, ampliando sua participação na cultura oral.

O último campo aborda espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Nesse campo, promovemos experiências que permitem às crianças observar, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.

A Educação Infantil, assim, oferece uma rica jornada de aprendizagem e desenvolvimento, fundamentando-se nos direitos e nas necessidades das crianças, preparando-as para uma cidadania plena e ativa.