PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Proposta educativa está centrada no Carisma Institucional: "Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude” e para que este objetivo seja alcançado, pautamo-nos na Lei 9394/96 de dezembro de 1996, artigos 1º e 3º que norteiam os Princípios Filosóficos do Colégio.

Queremos preparar alunos capazes de ser: questionadores, singulares, participativos, críticos, reflexivos, criativos, democráticos, éticos em consonância com os princípios filosóficos cristãos, que atuarão como agentes de transformação da realidade social emergente.

1- A meta do Colégio: Propiciar aos alunos a aquisição dos saberes eruditos constituídos ao longo da história humana e determinados socialmente por meio das relações estabelecias no contexto histórico – cultural.

O fazer pedagógico prioriza:

1.1 -  Desenvolvimento  de ações concretas que motivem o pensar elaborado e organizado;

1.2 - Estratégias de ensino que mobilizem o desenvolvimento do raciocínio e outras funções psíquicas importantes na aquisição do conhecimento;

1.3 - Atitudes que permitam aos alunos vivenciar e concretizar o conhecimento adquirido de modo transformador;

1.4 - Projetos multidisciplinares;

1.5 - Aprendizagem que promova o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos por meio de situações de estudo organizados e sistematizados;

Ao escolherem um dos colégios da Rede Damas Educacional, os pais e alunos estão conscientes de que, no Projeto Político-Pedagógico Damas, optamos por uma educação evangélico-libertadora que nos ajuda a revelar aos jovens "a face do Cristo educador". Sua face educadora nos conduz à vivência do amor e da fé, encaminha-nos para a excelência acadêmica e encoraja-nos a formar plenos cidadãos.

Desse modo, nosso caminhar pedagógico se constrói no dia-a-dia, abraçando o fazer cotidiano, resolvendo os problemas do aqui e agora, a fim de construir uma sociedade mais digna e mais justa. Por isso, não apresentamos aqui o teórico pedagógico do fazer e agir Regina Pacis, mas um fazer educativo, inserido nas necessidades do mundo moderno e na catolicidade da Igreja.

Tendo em vista as necessidades do novo milênio, nossa EDUCAÇÃO INFANTIL desenvolve-se numa linha de projetos que priorizam a descoberta do meio ambiente e da pessoa nas suas relações com a natureza e com o outro, sem esquecer o desenvolvimento da intimidade da criança com as letras, a arte e o lúdico.

Por outro lado, o ENSINO FUNDAMENTAL - do 1º ao 9º ano - privilegia o processo de construção do conhecimento e das habiIidades: leitura e escrita, resolução de problemas, análise do ambiente social sob o ponto de vista crítico, planejamento, trabalho e decisão em grupo, localização, acionamento e uso da informação através da mídia e dos recursos da tecnologia moderna.

O ENSINO MÉDIO procura aprofundar e consolidar o que foi trabalhado nos níveis anteriores, buscando uma educação pela qual o aluno É, CONVIVE e PROJETA-SE, num espaço privilegiado para a sistematização de conhecimentos, das formas de comunicação, de humanidades e das artes, consciente e afetivamente.

Por fim, o ato de educar do Regina Mundi é a expressão da convivência sadia e solidária, de acordo com os princípios da Igreja da América Latina e em consonância com o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.